sábado, 31 de janeiro de 2009

O NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ EM DISCUSSÃO

Até 22.FEV, está a decorrer a discussão pública da proposta de novos programas de Língua Portuguesa para o ensino básico, disponível em
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/CONSULTAPUBLICALP.aspx
A Direcção da APP solicita e agradece o envio de opiniões, reacções e/ou impressões acerca do documento em apreço para aprofport@app.pt, até 12.FEV.
(da página da APP- Associação de Professores de Português)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Comemorar o nascimento do Padre António Vieira


No âmbito do tema do 2º período para as actividades da Biblioteca Escolar, VASOS COMUNICANTES, comemoramos o nascimento desse pensador,político, humanista, missionário e grande orador jesuíta que nos ajudou a compreender o mundo e os homens do século XVII. Nasceu em 1608, a 6 de Fevereiro,em Lisboa, e morreu em Salvador(Brasil), em 1697. Para além dos Sermões, as Cartas, os livros proféticos História do Futuro e Quinto Império demonstram a qualidade dos textos que nos deixou e que constituem um marco importante para o mundo luso-brasileiro.Na Biblioteca há uma maleta de materiais que qualquer professor pode utilizar - turmas do 8º ano, articulando a Língua Portuguesa e a História, o Estudo Acompanhado e a Área de Projecto.

Vem a propósito uma das citações mais conhecidas do Sermão de Santo António aos Peixes: «Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros».

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Minha Turma Adopta um Escritor


No âmbito desta actividade, proposta pela Biblioteca Escolar, os professores e os alunos de Língua Portuguesa do 2º e 3º ciclos estão a escolher escritores que representem cada uma das turmas. Cada turma poderá então preparar um conjunto de actividades para apresentar " o seu escritor", dando-o a conhecer à Comunidade.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ler Fernando Pessoa na Biblioteca Municipal





É já no sábado a actividade sobre os 120 anos de Fernando Pessoa, na Biblioteca Municipal. Venha vê-lo, ouvi-lo e senti-lo. Começa às 16 horas e é uma actividade dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D.Manuel I, em articulação com os professores de Língua Portuguesa do 2º e 3º ciclos. " O poeta é um fingidor" é uma actividade aberta à Comunidade Educativa. Participe! Pode depois ver as fotos da actividade aqui!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

80 anos: parabéns a Tintin e ao Popey



A banda desenhada e os seus criadores estão de parabéns! Hergé, o artista belga, publicou o seu primeiro álbum há 80 anos e Tintin tornou-se popular com os filmes produzidos depois, rendendo-se ao cinema e à televisão.
Popey e a sua Olívia Palito, uma criação do norte-americano E.C. Segar, também fazem 80 anos, em 2009. Um boneco que gosta de espinafres é um grande exemplo para os mais novos! Vale a pena vê-los e lê-los!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Concurso de Leitura em Alcochete!

Vamos receber os participantes da fase distrital do Concurso de Leitura, aqui em Alcochete! Devemos apoiar esta iniciativa!

Ano Internacional da Astronomia


A partir de hoje,é inaugurado oficialmente o Ano Internacional da Astronomia,em homenagem àa primeiras observações telecóspicas do céu de Galileu Galileu ( 400 anos). Em Portugal, a organização do AIA2009 está a cargo da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) que nomeou uma Comissão Nacional para coordenar as diferentes actividades que vão decorrer no país. Entre observações e exposições, vão acontecer em Portugal milhares de eventos, anunciados em vários websites nacionais e também no site internacional oficial do AIA 2009 (www.astronomy2009.org), que disponibiliza uma lista de projectos globais.Subordinada ao tema “Descobre o teu Universo”, a iniciativa decorre durante todo o ano em Portugal e no mundo inteiro.O coordenador global do Ano Internacional de Astronomia (IYA 2009) é o cientista português, Pedro Russo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CERN: tanta coisa para se ler!


O CERN é um laboratório europeu de física de partículas que se situa na Suíça,um dos grandes centros mundiais nesse campo.Foi fundado em 1954,tendo-se tornado num admirável exemplo de colaboração internacional(atribui bolsas, por exemplo). Inicialmente, eram 12 os países participantes, hoje já são 20 países. Viaje no seu sítio, na web, e descubra as maravilhas da ciência. Na sala da leitura, delicie-se com as curiosidades científicas!
Aproveite o endereço e navegue:

http://www.ciencia-cultura.com/Centros/cern_00.html

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Formar leitores para ler o mundo


Nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2009, o projecto GULBENKIAN CASA DA LEITURA organizará um Congresso Internacional de Promoção da Leitura, tendo por tema FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDO. O Congresso pretende seguir as áreas que estruturam o portal, ou seja, a literatura infanto-juvenil, as questões teóricas da leitura enquanto processo cognoscivo e as boas práticas e estratégias de promoção da leitura. Assim, na sequência dos objectivos da Casa da Leitura, trata-se de acrescentar eficácia ao desenvolvimento de projectos e políticas de formação de leitores competentes. Formar leitores competentes é, pois, a linha orientadora do Congresso: as políticas, estratégias, metodologias e instrumentos para a formação de novos públicos leitores devem ser o fio condutor e unificador de todas as temáticas abordadas. (informação de Casa da leitura)
VER PROGRAMA:

http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=abz_proj_detalhe&id=5

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Escritores jovens portugueses !




Aconselhamos a leitura dos livros da Inês Botelho - que temos na biblioteca - e da mais jovem escritora de Montijo : Catarina Coelho. São livros que conjugam a literatura fantástica com a arte de bem escrever. Não esquecemos, claro, a Sandra Carvalho que é, hoje, uma das escritoras portuguesas que mais sucesso alcançou na Literatura Fantástica e faz parte de um pequeno grupo de novos talentos do fantástico (Inês Botelho, Cátia Palha, Filipe Faria, Pedro Ventura,etc…) que tanto prazer têm trazido aos leitores portugueses. Vale a pena conhecer os seus mundos…os Anões da Catarina, o Goor do Pedro e a Filha dos Mundos da Inês.