quinta-feira, 26 de março de 2009

Concurso de blogues promovido pelo PNL

Os alunos dos 2º e 3º ciclos vão concorrer ao Concurso de Inês de Castro, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. Para isso, a Biblioteca Escolar preparou uma maleta com materiais de apoio. Em homenagem a esse amor e a esse episódio trágico, vamos ouvir uma música que é um hino ao amor : o poema de Luís de Camões " Amor é fogo que arde sem se ver " cantado pelos Pólo Norte.

quarta-feira, 25 de março de 2009

É já na sexta-feira, o Concurso de Leitura - em Alcochete


Decorre na Biblioteca Municipal de Alcochete, na sexta-feira, às 10.30, a fase distrital do Concurso - equipas do 3º ciclo e do Ensino Secundário. A nossa escola tem três alunas a concurso. Força, coragem e boa sorte - é o que desejamos!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Edgar Allan Poe


Este ano comemora-se os 200 anos do nascimento deste grande escritor norte-americano. Na nossa biblioteca temos alguns contos fantásticos que recomendamos. Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor norte-americano. Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia 21 de Março - Dia Mundial da Poesia


Na Biblioteca Municipal de Alcochete podem ir ler o vosso poema de eleição neste dia. É uma Maratona de Poesia, aberta à Comunidade, com a participação da Companhia de Teatro Andante. A partir das 21 horas. Apareçam e divirtam-se!

quinta-feira, 12 de março de 2009

As memórias de Luísa Ducla Soares


É uma das escritoras mais lidas pelos jovens. Temos sempre curiosidade em saber como começou a escrever.Ora, vamos ler o que disse sobre a memória e sobre a escrita: " O presente é apenas uma estação em que paramos por um momento. É indispensável não perdermos a memória em relação ao que foi vivido e pensado antigamente. Essa memória fortalece a identidade cultural, é a herança irrecusável que nos foi legada por gerações e gerações. A literatura oral sobreviveu , por vezes ao longo de muitos séculos, por constituir um repositório de arquétipos intemporais, de sabedoria acessível a toda a gente. Gosto de aproveitar a água desse rio imenso, que é a tradição, e fazer com ela os meus cozinhados…" (...)
"Comecei a sentir-me envolvida no universo dos mais novos na adolescência. Tinha um irmão dez anos mais novo que eu que detestava todos os livros que lhe davam. Comecei a inventar histórias para ele, feitas à medida do seu gosto, das suas vivências, da sua personalidade. Muitos escritores de literatura infantil dirigem-se à criança que foram ou à criança que idealizam. " ( excertos de uma entrevista a Maria Manuela Maldonado)

terça-feira, 10 de março de 2009

A Turma da Mónica cresceu!



Quem não se lembra desta jovem dentuça, de vestido vermelho, à frente de um grupo de miúdos difíceis? Do Cascão que não tomava banho e do Cebolinha que gostava dela?
Pois é, estas leituras de infância foram alteradas pelo criador destas personagens, o brasileiro Maurício de Sousa. Agora a mocinha tem 15 anos, namora o Cebolinha, o Cascão já toma banho, enfim são adolescentes. Que saudades deles pequenos, partilho a opinião de muitos apreciadores...Comparem!!

Carybé e Jorge Amado



Carybé (1911-1997)é o nome artístico de Hector Julio Paride Bernabó, pintor figurativo brasileiro de origem argentina, cuja estilização gráfica se aproximou da abstracção.
Nasceu na cidade de Lanús (Argentina) e, após ter vivido em Itália dos 6 meses aos 8 anos de idade, radicou-se no Brasil, inicialmente no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes.
Em 1938, foi para Salvador, fixando-se definitivamente na Bahia a partir de 1950. Sete anos mais tarde, naturalizou-se brasileiro.Tem várias obras espalhadas pelo mundo, desde Londres a Nova Iorque.
Ilustrou obras de autores diversos, sobretudo de Gabriel Garcia Marquez e de Jorge Amado. Em 1976, é convidado para ilustrar a mais bela fábula do seu grande amigo Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Jorge Amado retribui com o livro O Capeta Carybé, mais tarde adaptado para cinema.
Curiosidade: Ilustrou A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel, da Editora Sabiá (Rio de Janeiro).

sexta-feira, 6 de março de 2009

A Bela Infanta



Os alunos das turmas do 5º A e D e 6º A estiveram muito atentos à dramatização deste belo rimance, numa recolha do escritor Almeida Garrett. Esta actividade decorreu no dia 3 de Março na Biblioteca Escolar D. Manuel I e contou com a participação das professoras Ana Melo, Cristina Silvestre e Eduarda Silva - como podem ver na fotografia. Foi um momento de partilha muito divertido!

Leituras e outras coisas



E lá decorreu uma Semana da Leitura que abriu o apetite aos nossos leitores. Leituras em todas as escolas do Concelho, das mais diversas maneiras. Na Escola E.B.2,3 El-Rei D. Manuel I, a Biblioteca Municipal trouxe o conto "Tombo da Lua", do livro de Mário de Carvalho: Casos do Beco das Sardinheiras, às turmas do 8º A e B.
No dia 5 de Março, depois das 18.30, entre provas de vinho, houve leitura de poesia, de provérbios, quadras, citações, excertos de livros e de imagens artísticas relacionadas com a temática do vinho. No final, um lanche a condizer com a actividade ( para adultos).