quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um Livro divertido para quem não gosta de ler...


Não é fácil ser um pré-adolescente, andar na escola e ter de enfrentar o dia-à -dia. Um diário fabuloso descoberto na Gulbenkian. Tem ilustrações e é tão divertido. Trata-se de um bom livro de férias! Mostra as dificuldades de Greg Heffley na transição da infância para a puberdade.

A tradução é boa, o seu autor é o escritor e ilustrador norte-americano, Jeff Kinney . Trata-se de um best-seller, dentro deste sub-género (traduzido em mais de 20 línguas, com milhões de livros vendidos, só nos Estados Unidos). Em breve estará no cinema. Neste momento, já saiu o 2º volume, mas no Brasil. Mas no site do autor (http://www.wimpykid.com/) dá pra acompanhar um blog e saber de outras novidades relacionadas com a personagem.

domingo, 14 de junho de 2009

A leitura nas férias


Nesta altura do ano, escolhemos os livros que não podemos ler durante o ano e partimos à aventura. A viagem pode ser de todas as maneiras, como dizia o poeta Fernando Pessoa. É bom que seja de todas as maneiras, para bem do corpo, da mente e da humanidade. Vamos começar por dar algumas sugestões para todas as idades. Começamos por um livro já muito antigo, que começou a ser escrito em 1881, mas indicado para todas as idades. A mensagem é múltipla, basta procurá-la. Carlo Collodi, o tão esquecido escritor italiano, criou essa personagem, meio boneco, meio homem, com virtudes e defeitos. O Pinóquio claro. Procurem um boa edição e façam esse favor à vossa mente, para verem como se alterou a sua história ao longo do século passado.Será que conhecem a personagem?

Vejam a primeira ilustração do boneco, feita por Enrico Mazzanti, em 1883.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Prémio Camões 2009


Este ano o prémio foi entregue a um escritor, poeta e jornalista cabo-verdiano, natural de Santiago, onde nasceu em 1941. É a 1ª vez e esperemos que seja o início do reconhecimento de muitos outros escritores de língua portuguesa que mal conhecemos. Em Portugal, este escritor só tem 3 livros publicados. Falamos de Arménio Vieira, galardoado terça-feira com o Prémio Camões/2009. Admitiu hoje ser um autor "pouco lido", mostrou-se surpreendido com a distinção e afirmou que, com o dinheiro que vai receber, "talvez compre uma bicicleta".
Numa entrevista à Agência Lusa, em que se mostrou ainda pouco à vontade em lidar com o sucesso, afirmou que até nem sabe como o júri lhe atribuiu o prémio, já que, no Brasil, disse, é "quase desconhecido".
"Eu sou pouco lido. Em Cabo Verde quase nada. Lá fora um pouco mais, mas, no Brasil, sou desconhecido e nem sei como o prémio veio para Cabo Verde, para o Arménio, porque Cabo Verde é maior que o Arménio, claro", explicou. Alguns manuscritos do escritor estão patentes ao público na Casa Museu Fernando Pessoa. ( Expresso online, agência Lusa)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Dia Da Criança



Todos os dias deveriam ser dias das crianças. Se a humanidade se lembrasse disso, de forma séria, não seria necessário termos um dia para se ver e ler coisas sobre esse absurdo que é haver crianças maltratadas, crianças com fome, crianças sozinhas, ignoradas. A Mafalda de Quino, esse ilustrador argentino, é a consciência da "humanidade sem consciência", que gasta dinheiro em guerras inúteis e não se lembra de cuidar de quem precisa. As nossas crianças parecem cada vez mais infelizes e doentes. Não será altura de se alterar isso?