quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Banda Desenhada - ZITS


Na BE há dois livros de BD, escritos por Jerry Scott e ilustrados por Jim Borgman, dois norte-americanos que tão bem trabalham a temática da adolescência. As personagens, com o seu humor, mostram situações divertidas sobre aspectos do dia-a-dia da personagem principal, Jeremy Duncan de 15 anos, dos seus pais, do irmão mais velho, dos amigos e amigas, incluindo uma amiga especial. Se não conhece, aproveite para trabalhar algumas tiras em Formação Cívica. Um sucesso do final dos anos 90. Como sabemos, zits significa borbulhas...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Leitura na Gulbenkian


III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura. Dias 22 e 23 de Outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa ... Consulte o programa na página do PNL. A entrada é livre. Para quem gosta de saber coisas sobre a leitura, o PNL, avaliação de experiências nesta área e propostas de actividades/projectos para implementar nas escolas, com a intervenção da BE, ou das Bibliotecas Municipais (em parceria).
Vejam a programação das actividades da Gulbenkian para adultos, jovens, crianças e famílias, com o preçário:

http://www.gulbenkian.pt/media/files/FTP_files/pdfs/PGEC-Descobrir%202009-2010/BROCHURA_particulares.pdf

Astronomia na Gulbenkian- Nas Fronteiras do Universo

11 Novembro 2009, Quarta, 18h00, Da Ilha do Príncipe aos Confins do Universo, Paulo Crawford, Centro de Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

9 Dezembro 2009, Quarta, 18h00, The New Age of Discovery in Astronomy*, Robert Kennicutt, Institute of Astronomy, University of Cambridge (*tradução simultânea)

7 Janeiro 2010, Quinta, 17h30, ODia em que nasceu a Ciência, João Caraça, Fundação Calouste Gulbenkian, 19h00, Observações astronómicas de Júpiter

24 Fevereiro 2010, Quarta, 18h00, Nas Fronteiras da Gravitação, Vitor Cardoso,
Centra - Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Informações Estabelecimentos de ensino interessados em participar:Serviço de Ciência, Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna 45A – 1067-001 LISBOAT. 21 782 35 25 F. 21 782 30 19E. fronteiras.universo@gulbenkian.pt

Manuel e Camila, Diálogos de Ética ...para Formação Cívica


Temos este livro na Biblioteca e é indicado para as turmas do 2º e 3º ciclos. São discussões acesas entre jovens, com mediação de um adulto, sobre temáticas como a morte, o roubo, a mentira, a traição. A leitura deve ser feita para e com a turma, seguida de debate e de reflexão escrita. O autor de origem checa, mas cidadão do mundo, chama-se ERNST TUGENDHAT. Podem ler uma entrevista em :

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um Nobel que não se estava à espera


A escritora é quase desconhecida em Portugal, mas já esteve no nosso país em 1993 e tem dois livros traduzidos. Apesar de ser uma surpresa, a escritora nascida na Roménia representava a Alemanha na 'shortlist' do Prémio Nobel
A atribuição do Prémio Nobel da Literatura provoca sempre alguma polémica e o de 2009, concedido a Herta Müller, não foge à regra e em dose dupla: por ser o nome mais comentado desde a véspera e por coincidir com a celebração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim.
Após as reacções de surpresa verificadas nos minutos que se seguiram ao anúncio da Academia, sucedido por uma chuva de comentários vindos de todo o mundo, surgiram as especulações sobre a escolha da escritora. Principalmente porque o nome surgira esta semana, inesperadamente, no topo da tabela da agência de apostas Ladbrokes, alegadamente depois de se verificar uma fuga de informação da Academia Sueca.

Müller, a 12.ª mulher a receber o galardão entre 101 atribuições, nasce em 1953, em Nitzkydorf, cidade que ontem explodiu de alegria, mesmo não sendo já a morada da escritora, mas que, segundo o seu autarca, "passou a estar no mapa". Professor, Ioan Mascovescu revelou que os seus alunos fazem regularmente estudos sobre os livros da Nobel. A autora foi impedida de publicar no seu país e vítima de perseguições da polícia política Securitate. Emigrou em 1987 para a Alemanha, reside em Berlim-Oeste e é casada com o poeta Richard Wagner. No currículo conta com inúmeros prémios. O Homem É Um Grande Faisão sobre a Terra, com tradução de Maria Antonieta C. Mendonça (Cotovia, 1993); e A Terra das Ameixas Verdes, com tradução de Maria Alexandra A. Lopes (Difel, 1999) são as duas obras que a mais recente Prémio Nobel da Literatura tem traduzidas em português.


( DNARTES)


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Já temos algumas propostas de leituras para comemorar Darwin


Na Biblioteca há um conjunto de propostas de leituras para se trabalhar os animais e a natureza, em vários suportes. A maleta vai ser melhorada com fichas de leitura de filmes/documentários sobre as temáticas. Todos os professores podem deslocar-se à Biblioteca e pedir ajuda para " lerem" o animal que escolheram com os alunos. ( na imagem, uma natureza morta do pintor Van Gogh)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Concurso Nacional de Leitura arranca este período







Os professores de Língua Portuguesa do 3º ciclo já escolheram o livro que vão ler com os seus alunos. Um conjunto de Diários que têm feito as delícias de muitos adolescentes e de muitos adultos, escrito em meados dos anos oitenta, por uma escritora inglesa chamada Sue Townsend. O 2º volume editado foi o eleito: Adrian Mole na crise da adolescência.

Adrian já tem 15 anos, a vida não lhe corre nada bem (depressão), a família é uma desgraça ( mãe e pai) , a guerra parece inevitável, o seu corpo não lhe dá tréguas, os amigos e a namorada não lhe facilitam a vida. Tem tempo apesar disso para cuidar de um velhote, respeitar os mais velhos e a autoridade (mas desconfia dos políticos). A sua opinião crítica sobre a sociedade inglesa da altura permanece perfeitamente actual, apesar do livro ter mais de 20 anos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Filosofia para Crianças







Para Formação Cívica, desde o 2º ciclo ao 3º ciclo. Com situações para se discutir sobre atitudes e valores das pessoas. Um conjunto de pequenos livros espantosos, à sua disposição na Biblioteca Escolar. Agora, também numa edição com perguntas para todos os gostos e idades, se quiserem adquirir. Os pais podem e devem discutir estas temáticas com os filhos.