quarta-feira, 31 de março de 2010

80 anos de vida e tantos, tantos de escrita...


Falamos, é claro, de Maria Alberta Menéres. Da sua poesia para a infância e não só, dos livros de aventuras, das adaptações de obras clássicas, de contos infantis. Devemos falar de algumas pessoas que são especiais, que espalham nas nossas vidas caminhos de sonho e de esperança. Caminhos que só quem escreve com o coração e com a imaginação consegue trilhar.... de braço dado com a ilustração. Obrigada, Maria Alberta Menéres!


Biografia:

Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1930. Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário (1965-1973).Trabalhou na RTP como directora do Departamento de programas Infantis e Juvenis entre 1975 e 1986. Dedicou-se à poesia e à tradução e tem colaborado com artigos de opinião em vários jornais e revistas.A par da sua actividade poética, desenvolve um importante trabalho pedagógico no âmbito da educação literária infantil, publicando vários livros para infância e juventude incluindo poesia, contos, teatro, novelas e adaptação de clássicos. A sua obra para a infância, que conta no total mais de 70 títulos, é caracterizada pelo humor e pela poesia. Ganhou importantes prémios literários, como o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, em 1986. (adaptado de http://www.spautores.pt/PageMembros.aspx?UserCod=0&UserID=669)


Divirtam-se:


Três cabaças de melaço
soca soca espadanaço
repolhudo formigueiro
toma toma pilriteiro
se por mim aqui voltares
vem por terra vem por mares
chuta chuta a bola aos pés
carripanas canapés
três cabaças de melaço
soca soca espadanaço
ora abales ora fiques
faz de conta tremeliques ( in Um Peixe no ar)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Machado dos Santos, O Herói da Rotunda


Na nossa biblioteca, temos um livrinho que José Jorge Letria escreveu sobre a vida deste herói republicano. Quem foi Machado dos Santos? António Maria de Azevedo Machado Santos (Lisboa, 10 de Janeiro de 1875 — Lisboa, 19 de Outubro de 1921), mais conhecido por Machado Santos, foi um militar e político português, considerado o fundador da República Portuguesa pela forma com que se bateu na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e depois na defesa do regime contra a intentona monárquica de 22 a 24 de Janeiro de 1919, em Monsanto.
Ainda durante a Monarquia já se tinha iniciado na Carbonária, afirmando-se como um conspirador inveterado, presente em todos os movimentos revolucionários que precederam a queda do regime, distinguindio-se na Revolta de 28 de Janeiro de 1908.
Jovem e de aspecto romântico, exercendo um importante papel de coordenação operacional do movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910, acabou catapultado pela imprensa para o papel de herói da Rotunda e pai da República. A sua incontestável heroicidade, principalmente quando organizou e manteve, perante o aparente fracasso da revolução, a resistência no alto da AAinda durante a Monarquia já se tinha iniciado na Carbonária, afirmando-se como um conspirador inveterado, presente em todos os movimentos revolucionários que precederam a queda do regime, distinguindio-se na Revolta de 28 de Janeiro de 1908.
Jovem e de aspecto romântico, exercendo um importante papel de coordenação operacional do movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910, acabou catapultado pela imprensa para o papel de herói da Rotunda e pai da República. A sua incontestável heroicidade, principalmente quando organizou e manteve, perante o aparente fracasso da revolução, a resistência no alto da AveAinda durante a Monarquia já se tinha iniciado na Carbonária, afirmando-se como um conspirador inveterado, presente em todos os movimentos revolucionários que precederam a queda do regime, distinguindio-se na Revolta de 28 de Janeiro de 1908.

terça-feira, 2 de março de 2010

Leituras de Soeiro Pereira Gomes


Esteiros, é o livro que aconselhamos. Agora que se comemora o centenário da República, aqui está um documento sobre a vida difícil de meados do século XX, para um conjunto de rapazes e famílias pobres do Ribatejo. Esteiros é o nome de um romance integrado na estética do neo-realismo sobre o trabalho infantil na vila de Alhandra, cujo autor é Soeiro Pereira Gomes . A obra narra, ficcionalmente, a vida de jovens trabalhadores que, nas margens dos esteiros do Rio Tejo, fabricam peças de barro nos telhais.Um grupo de garotos está no cerne da obra, sendo três personagens as mais expressivas: o estudioso Gaitinhas, o revoltado Gineto e o menino de rua Sagui. A 1ª edição foi em 1941, com ilustrações de Álvaro Cunhal (ver imagem).
Joaquim Soeiro Pereira Gomes (Gestaçô, 14 de Abril de 1909 - Lisboa, 5 de Dezembro de 1949) foi um dos grandes nomes do neo-realismo literário em Portugal.
Militante comunista, desenvolveu uma sensibilidade social muito grande, que se reflectiu no seu trabalho, onde está sempre presente a denúncia das desigualdades e das injustiças.
A sede nacional do Partido Comunista Português, em Lisboa, tem o seu nome (Edifício Soeiro Pereira Gomes), assim como a rua onde se situa. ( in Wikipédia)