domingo, 25 de abril de 2010

Vamos ler a Carochinha, este período?


Todos os anos propomos a leitura de um texto tradicional português. Este ano a Carochinha está na berlinda. Nas várias versões, porque essas diferenças é que tornam a sua história tão rica. Em prosa, em verso, ilustrada, cantada...é uma questão de investigarmos o que há. O que simboliza esta carochinha? Por que escolheu um rato para marido? Por que não teve sorte com ele?

Foi castigo?

Dia do autor e do livro

Decorreu no dia 23 de Abril, de manhã, a leitura de poesia nas ruas de Alcochete, com dezenas de alunos a declamarem poemas de diferentes autores portugueses. Do 1º ciclo, ao 3º ciclo, os alunos e professores deram voz à literatura e cultura portuguesas. Foram escolhidos autores de diferentes séculos, apesar da temática dos valores da cidadania estar mais presente na poesia do século XX. São experiências que os nossos alunos não esquecem!!

Concurso de leitura 2010, a nível distrital


O Concurso de Leitura, a nível distrital, decorreu na Biblioteca Municipal de Sesimbra, no dia 19 de Abril, à tarde. Entre 45 concorrentes do 3º ciclo, na 1ª volta, uma das concorrentes que levámos ficou em 1º lugar, entre as 6 melhores do distrito. Na última pergunta - este ano a prova foi oral - a aluna deu a sua opinião, sobre a obra que lhe saiu. Não foi seleccionada, apesar de não concordarmos com o critério de avaliação da resposta que a deixou de fora. Damos os parabéns às 3 concorrentes que tão bem representaram o nosso Agrupamento. No próximo ano lá estaremos! Obrigada a todos!