segunda-feira, 8 de junho de 2009

Prémio Camões 2009


Este ano o prémio foi entregue a um escritor, poeta e jornalista cabo-verdiano, natural de Santiago, onde nasceu em 1941. É a 1ª vez e esperemos que seja o início do reconhecimento de muitos outros escritores de língua portuguesa que mal conhecemos. Em Portugal, este escritor só tem 3 livros publicados. Falamos de Arménio Vieira, galardoado terça-feira com o Prémio Camões/2009. Admitiu hoje ser um autor "pouco lido", mostrou-se surpreendido com a distinção e afirmou que, com o dinheiro que vai receber, "talvez compre uma bicicleta".
Numa entrevista à Agência Lusa, em que se mostrou ainda pouco à vontade em lidar com o sucesso, afirmou que até nem sabe como o júri lhe atribuiu o prémio, já que, no Brasil, disse, é "quase desconhecido".
"Eu sou pouco lido. Em Cabo Verde quase nada. Lá fora um pouco mais, mas, no Brasil, sou desconhecido e nem sei como o prémio veio para Cabo Verde, para o Arménio, porque Cabo Verde é maior que o Arménio, claro", explicou. Alguns manuscritos do escritor estão patentes ao público na Casa Museu Fernando Pessoa. ( Expresso online, agência Lusa)