segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FERNANDO PESSOA


DEPOIS DA BIOGRAFIA LIDA, OS ALUNOS ESCREVERAM A PARTIR DE VERSOS DISPERSOS DE FERNANDO PESSOA ( NO DIA 27/10 – NA NOSSA ESCOLA)

A EQUIPA DA BE/CRE SELECCIONOU DOIS TEXTOS, DOS DOIS CICLOS,  E CÁ ESTÃO ELES:

Se tive amores?

 

Se tive amores? Já não sei se os tive

Se os tive, não me lembro, ainda hoje me lamento

O amor é uma companhia,

Uma amizade, uma alegria


Que para sempre será vivida

Durante a nossa vida

Já não me importo

Que isto rime ou não

Estes versos ficarão para sempre no meu coração. ( poema colectivo do 7º D)

( Quem não se lembra do poema do heterónimo Álvaro de Campos “ Todas as cartas de amor são ridículas” – ver e ler  no youtube este poema fantástico que podemos dedicar à única mulher que o poeta amou : Ophélia Queiroz)

 A Hora                


Já ouvi doze vezes dar a hora,

No relógio da minha casa,

E estou à espera da fada das crianças

Que dará vida aos meus brinquedos.

Hoje de manhã saí muito cedo

Para o jardim apanhar sol

E ver as crianças a brincar.

Que saudades da minha mãe!

Afinal a melhor maneira de viajar é sentir

A alegria das pessoas e ouvi-las rir e até sonhar… ( poema colectivo do 5º D)